Kadhafi tem "plano suicida" para destruir Tripoli

O dirigente líbio Muammar Kadhafi tem reservas de mísseis "terra-terra", com as quais pode destruir Tripoli caso a capital seja conquistada pela oposição, revelou hoje o representante especial para África do Presidente russo, Dmitri Medvedev.
Publicado a
Atualizado a

"Até agora, Kadhafi não utilizou nenhum míssil 'terra-terra', que ele tem em grande quantidade... O dirigente líbio disse-me em Tripoli: 'Se os insurrectos tomarem a cidade, esta será atacada por mísseis e destruída'. Considero que o regime de Kadhafi tem semelhante plano suicida", afirmou Mikhail Marguelov, numa entrevista ao diário Izvestia. Além disso, Marguelov confirmou as declarações do ministro da Agricultura da Líbia de que estão a acabar as reservas de petróleo nas regiões controladas por Kadhafi.

"Em Tripoli, eu constatei pessoalmente que as reservas de combustível estão a acabar. Na estrada entre a fronteira Tunísia e a capital do país havia filas de automóveis de muitos quilómetros nas bombas de gasolina. Compreendi porque é que nos deram seguranças. Pessoas armadas com tacos aproximaram-se dos nossos automóveis. Na nossa embaixada contaram que há casos em que os carros são simplesmente parados para retirarem gasolina", concluiu.

Marguelov esteve em Tripoli e Benghazi no início deste mês, para estabelecer canais de diálogo entre as partes do conflito na Líbia.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt